sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Você sabe o que acontece com o corpo da mulher durante o parto? De onde vem as sensações de desconforto? E como lidar com elas?

5sentidos
Imagem extraída da internet, artista desconhecido.

No momento do parto o corpo da mulher recebe uma enorme quantidade de estímulos físicos, tais como: compressão dos vasos sanguíneos da parede uterina;, pressão nos gânglios nervosos próximos ao colo e vagina; alongamento dos ligamentos do útero e dos músculos do assoalho pélvico e períneo, parecem assustadoras essas transformações que ocorrem no corpo da mulher durante o parto, não? Mas, deu para visualizar esses movimentos corporais? Para o bebê nascer é preciso que seu corpo se expanda, ou seja, se abra e dê espaço para ele cumprir sua trajetória! O desconforto já é amenizado quando entendemos e damos  sentido para tudo que é vivido...Tem motivo maior para aceitar todas essas as sensações do que ajudar seu bebê a estar do lado de fora da barriga, nos seus braços???
Além disso, como  a natureza é tão perfeita que nos é possibilitado passar por tudo isso sem sofrer! Sim, verdade!!! Mas, como?!

Imagem extraída da internet, artista desconhecido.


É o seguinte:
Esses estímulos físicos bombardeiam nossos receptores sensoriais e são encaminhados para o Sistema Nervoso Central e lá o cérebro, através de um processo conhecido como "Limiar de Percepção" filtrará as sensações e responderá ao que lhe for mais conveniente!
Quando proporcionamos estímulos sensoriais concorrentes aos estímulos físicos desconfortáveis o cérebro seleciona sabiamente a quais estímulos irá responder, fazendo com que as outras sensações se tornem imperceptíveis.

Imagem extraída da internet, artista desconhecido.


Somos seres extremamente sensoriais e as gestantes ficam com seus sentidos ainda mais aguçados...paladar, audição, olfato, visão, tato, intuição, não é verdade? Então, se presentearmos às mulheres com as melhores sensações ativaremos esse sistema de concorrência!
Ambiente agradável, cheiroso, com som gostoso, massagem, boa companhia, um abraço, uma palavra, um gesto carinhoso, acolhedor, amoroso, uma comidinha deliciosa, enfim, boas experiências concorrerão com os estímulos físicos do parto e então o "limiar de percepção" do nosso SNC é ativado! Desta forma, as percepções da mulher não serão de desconforto, mas sim de prazer, respostas do cérebro às sensações agradáveis oferecidas, contribuindo no relaxamento, na entrega e por fim, na condução pela natureza de todo o processo para a nascimento do bebê!


Outra dica! Falemos um pouco do ciclo Medo - Tensão - Dor

            O medo é causado pela sugestão (todos crêem na dor que inconscientemente ou conscientemente, é sugerida, esperada e mesmo pressentida; desconhecimento da morforlogia e da função dos órgãos e dos fenômenos da parturição (ignorância) e falta de amparo psicológico durante o parto (solidão). A tensão causada pelo medo gera respostas fisiológicas que aumentam a percepção dos estímulos físicos inerentes a este processo, gerando uma sensação desagradável, caracterizada como intensa dor.

O medo gera no corpo da gestante muita tensão, além da liberação de adrenalina, respiração ofegante, pupilas dilatadas, maior produção de saliva, aumento do batimento cardíaco e pressão arterial, tais respostas do corpo são semelhantes quando uma pessoa está perigo e precisa se defender ou fugir, gerando muita dor.
O ciclo Medo - tensão -dor deve ser evitado para que a mulher e o bebê tenham uma experiência positiva de parto e nascimento, mas como?

Em primeiro lugar a mulher deve saber que seu corpo já vem preparado para tal experiência, que seu corpo está pronto tem recursos incríveis para ajudá-la, como liberação de hormônios anestésicos e também pelo limiar de percepção que já foi abordado acima, em vista disso, durante o pré-natal, as dúvidas devem ser esclarecidas e os mitos devem ser quebrados, deixando o protagonismo desse evento para a mulher, de forma que se sinta segura e participe do processo de forma ativa.

Através de Métodos Psicoprofiláticos, métodos de descondicionamento da concepção negativa sobre a experiência do parto, o quais substituem emoções negativas por emoções fortes e positivas, ligadas às sensações de felicidade proporcionadas pela maternidade.


Toda mulher pode se adaptar a esse lindo processo de parir! Basta desejar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário